13.11.15

Maratona de Natal - Biscoito de baunilha!


 
 
Olá, meninas!
 
Voltei, finalmente, essa semana adoeci, mal consegui ir trabalhar, ainda estou tossindo muito, e com o corpo acabado de cansado, mas como o Natal está se aproximando, resolvi fazer uma maratona natalina aqui no blog.
 
E pra dar o ponta pé inicial, vamos de receitinha! Fazia tempo que eu estava querendo fazer esses biscoitinhos. Mas, a maioria das receitas eram de gengibre, coisa que não sou fã, quando não, haviam ingredientes difíceis de achar por aqui. 
 
Por fim, achei essa de baunilha, que ficou uma delícia! Confesso que modifiquei um pouquinho aqui, um pouquinho ali, pra facilitar, afinal, não é fácil está na cozinha com febre, tosse, mal estar, - mas serviu de terapia também. Vamos a receita!
 
 
Farinha de Trigo com fermento /Açúcar /Manteiga (ou margarina) /Ovos /Baunilha
 
MODO DE PREPARO
PASSO 1: Em uma tigela, coloque o açúcar e a margarina, a quantidade é um pouco relativa, no meu caso, foram: 2 e 1/2 xícaras de açúcar e 2 colheres (de sopa) cheias de manteiga. Falei que é relativo, porque a medida que você vai fazendo, você acrescenta mais do ingrediente, ou não.
PASSO 2: Bate bem os dois com um fouet (fuê) ou na batedeira mesmo, porque o inicio da massa é praticamente um bolo, não tem erro, depois é só acrescentar os ovos (3, mas acredito que dois serviriam bem).
PASSO 3: Em seguida, vai a essência de baunilha, 1 colher de sopa é o suficiente.
PASSO 4: Misture bem, e comece a colocar a farinha de trigo.
Gente, essa é a pior parte, porque se você não tiver aquele batedor de massa pesada para batedeiras, aja braço, viu? kk. No caso do trigo a medida da receita original seriam 500g, mas acabei usando cerca de 700g. Acredito que tenha sido por conta da quantidade de ovos. A medida que vai acrescentando a farinha, a massa vai pesando, e vai chegar uma hora que você vai precisar por a mão na massa, literalmente!
 
 
*Depois de amassar bem a massa, cubra-a com um paninho "limpo" e, deixe descansar por uns 15 ou 20 minutos, vai ajudar a massa crescer um pouquinho mais.
 
 
 
 Massa descansada, é hora de brincar! A melhor parte é essa, você vai usar toda sua criatividade.
 
 
Eu comprei algumas forminhas natalinas, foram bem baratinhas, acho que paguei uns R$ 5,00 no pacotinho com 6 forminhas.
DICA: Polvilhe a farinha a mesa ou bancada antes de começar abrir a massa, se não gruda tudo.


 
Quando finalmente, acabei com a massa - demorou, viu? -, ascendi o forno e deixei-o aquecer por 10 minutinhos, em seguida coloquei a primeira bandeja com os biscoitos. Aconselho untar a forma, perdi minha primeira bandeja quase que completamente, porque grudou tudo. ( só precisa untar uma vez)
DICA: Após uns 10 minutos de seus biscoitos no forno, dê uma olhadinha, não espere ele dourar, ou seus dentes não vão conseguir mordê-los. Ele precisa estar fofinho quando você tocar, e estarão prontos para saírem do forno.
 
Enquanto seus biscoitos assam, é hora de preparar a cobertura.
 
 Açúcar confeiteiro /Claras de ovos /Anilinas
 
Na foto acabei esquecendo de colocar as anilinas, eu não achei nas cores corretas, então tive que improvisar.
 
MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque 2 claras de ovos e 2 xícaras de açúcar de confeiteiro, leve ao fogo e mexa por uns 2 ou 3 minutos, até misturar bem. Em seguida, tire-a do fogo e coloque em uma tigela, com a batedeira, bata até o glacê ficar branquinho e no ponto de chantilly. Está pronto!
Separe o glacê em tigelas pequenas e é só colorir. NÃO ESQUEÇA DOS BISCOITOS NO FORNO!
DICA: Caso você não tenha esse açúcar em casa, é fácil fazer: Coloque a quantidade de açúcar que deseja num liquidificador e é só bater. Foi o que fiz!
 
 
 Espero que tenham gostado da receita. E não esqueçam, a cada semana terá uma dica de Natal por aqui, até esse bendito chegar. E que chegue logo!!!!
 
Beijinhos!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário